Implante de duplo j

O cateter duplo j é um tubo fino de material delicado de uso temporário usado normalmente no ureter, que é uma estrutura tubular que leva a urina do rim até a bexiga. O cateter ajuda na drenagem do pós-operatório e facilita a cicatrização cirúrgica. É usado frequentemente após procedimentos para tratamento de cálculos renais e ureterais, mas também para ajudar na desobstrução do rim em caso de tumores e em situações de traumatismo das vias urinárias e cirurgias reconstrutoras.

Vantagens do uso do cateter

  • Reduzir a dor no caso de cólica renal;
  • Permitir boa drenagem dor rim em situações de infecção ou obstrução por um cálculo causando comprometimento da função renal;
  • No pré-operatório da ureteroscopia ajuda na dilatação do ureter facilitando o acesso dos aparelhos até o rim;
  • No pós-operatório de ureteroscopia ajuda na cicatrização e garante que o edema pós cirúrgico não comprometa o funcionamento do rim operado.

Como é feito o procedimento?

Com paciente anestesiado, uma delicada câmera é introduzida na uretra (canal da urina) e a bexiga e os ureteres são visualizados. No ureter operado é inserido um fio guia e seu posicionamento é confirmado por radioscopia intra-operatória. O cateter é então posicionado “deslisando” sobre o fio guia até alcançar o rim e posteriormente o fio guia é retirado. Em algumas situações o cateter pode ter um fio amarrado nele que será utilizado para facilitar sua remoção no consultório. Nos casos em que esse fio não é utilizado, um outro procedimento também pelo canal da urina e sem cortes será realizado para a remoção do cateter.

O que esperar após o procedimento

  • Alguns dos sintomas apresentados após a cirurgia podem ser justificados pelo uso do cateter duplo j e outros pelo próprio procedimento. É comum sentir:
  • Ardência ou queimação ao urinar;
  • Urina de coloração avermelhada, por vezes com pequenos coágulos;
  • Desconforto na região da bexiga e/ou do rim ao urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes ao longo do dia;
  • Estes sintomas tendem a melhorar após os primeiros 3-5 dias e para melhor conforto prescrevemos medicamentos para uso de forma regular e recomendamos boa ingestão de líquidos.
  • Durante o período de uso do cateter sugerimos que esforço físico exuberante seja evitado, mas caminhadas leves e atividades cotidianas são liberadas.
  • Atividade sexual deve ser evitada, principalmente quando se usa o fio extrator. Em caso de dor intensa que não melhora com os remédios, febre alta ou incapacidade de urinar recomendamos uma avaliação urgente.

Quando a retirada do cateter será agendada?

Essa é uma decisão individualizada, baseada no motivo da primeira cirurgia e na necessidade ou não de tratamento complementar. Geralmente o cateter é retirado em torno de 7 a 21 dias, podendo permanecer por até 90 dias. Acima desse tempo, o risco de infecção aumenta e o cateter pode sofrer inscrustração o que dificulta muito sua remoção. Para situações específicas que necessitam do uso do cateter por períodos mais longos, ele deve ser trocado periodicamente ou cateteres especiais de longa permanência devem ser utilizados.