Tratamento avançado de cálculo renal
Data de publicação: 05/03/2024
O tratamento dos cálculos urinários, especialmente as pedras no rim, tem passado por mudanças técnicas relevantes nos últimos anos. Estamos acompanhando essas novidades e as evoluções tecnológicas na área para trazer esses avanços para nossos pacientes!
O objetivo principal de quem tem cálculos no rim ou que já teve uma cólica renal é ficar completamente livre das pedras de forma eficaz, pouco invasiva e duradoura.
Para atingir essas metas o urologista deve buscar dois objetivos principais no tratamento:
👉Transformar as pedras em pó (DUST);
👉Aspirar ou remover todos os fragmentos gerados nesse processo (SUCTION).
A fragmentação mais eficiente das pedras ganhou o reforço de novos equipamentos de laser mais modernos e mais potentes.
O mais recente lançamento do mercado é o laser THULIO da empresa Dornier. Esse laser oferece a maior potência de pico de 3,7kW e os pulsos mais curtos entre os lasers de Thulium, o que resulta em uma fragmentação e pulverização mais eficiente das pedras.
A utilização das bainhas de sucção tem aumentado nos principais centros de referência em tratamentos de cálculos no mundo.
Cálculos maiores e mais complexos podem ser tratados através de acesso combinado (ECIRS) utilizando a bainha rígida de aspiração para minipercutânea.
Outros cálculos mais favoráveis podem ser tratados por ureteroscopia utilizando a bainha de sucção navegável flexível que aspira os fragmentos de pedras diretamente dos cálices renais.