Quando a cirurgia deve ser indicada pra tratar hiperplasia prostática benigna (HPB)?
Data de publicação: 24/02/2021
Alguns pacientes com hiperplasia prostática benigna (HPB) podem se beneficiar de tratamentos com medicamentos que melhoram o jato urinário (alfa-bloqueadores), reduzem o tamanho da próstata (inibidores da 5-alfa-redutase) ou que facilitam o relaxamento da musculatura da bexiga (antimuscarínicos). Mas alguns pacientes vão precisar de cirurgia.
De forma geral, o tratamento cirúrgico da HPB está indicado nos casos de sintomas urinários considerados de moderados a graves, quando houve falha dos tratamentos com medicamentos.
Histórico de retenção de urina com necessidade do uso de sonda para drenar a bexiga, infecções na urina de repetição, sangramento urinário recorrente, alterações no funcionamento dos rins decorrente da dificuldade para esvaziar a bexiga e a presença de pedras na bexiga também são indicações para cirurgia.
As cirurgias minimamente invasivas tem se tornado cada vez mais populares como opção no tratamento cirúrgico da HPB, por proporcionarem uma recuperação mais rápida com excelentes resultados.
Para saber mais sobre hiperplasia prostática benigna (HPB), clique aqui.