O que causa o cálculo renal?
Data de publicação: 16/09/2020
O Cálculo Renal afeta aproximadamente 15% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, tendo uma incidência maior no verão.
⠀
Conhecido popularmente como “pedra nos rins”, essa condição se caracteriza por formações rígidas provenientes da aglutinação de cristais na urina.
⠀
As causas mais comuns estão relacionadas a predisposição genética e hábitos alimentares, tais como baixa ingestão de água e dieta pobre em cálcio, além de consumo excessivo de alimentos ricos em sódio e proteína animal.
⠀
Existem determinadas condições de saúde que favorecem a formação de cálculos renais, como distúrbios metabólicos do ácido úrico e da glândula paratireoide, obstrução das vias urinárias, eliminação anormal de cálcio, fosfato, oxalato e cistina na urina, além de deficiência de citrato.
⠀
Independente do distúrbio inicial, haverá um desequilíbrio entre solvente e soluto na urina, facilitando a precipitação de cristais, que tendem a se agrupar formando o cálculo.
⠀
A correção alimentar e investigação metabólica devem sempre fazer parte do tratamento, pois cada tipo de cálculo merece uma abordagem individualizada. Portanto nós da iURO preconizamos acompanhamento multidisciplinar com Urologista, Nefrologista e Nutricionista.