MISTS: Tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos para HPB
Data de publicação: 01/02/2024
A sigla MIST (Minimally Invasive Surgical Treatment) tem sido muito utilizada para designar um grupo de novos tratamentos para hiperplasia prostática benigna. Esses tratamentos têm como características em comum:
- Ambulatoriais – sem necessidade de internação no hospital
- Podem ser feitos apenas com sedação
- Cirurgias rápidas de poucos minutos
- Baixo risco de complicações transoperatórias
- Excelentes taxas de preservação da ejaculação e da ereção
- Recuperação mais rápida
Os pacientes que mais têm procurado esse tipo de tratamento são homens com vida sexual ativa, que já estão incomodados com os sintomas do crescimento benigno da próstata mas que não toleram bem os efeitos colaterais dos tratamentos com medicamentos ou que desejam parar de tomar remédios mas que tem receio de um procedimento cirúrgico mais invasivo ou definitivo que possa afetar a atividade sexual. Outro grupo de pacientes que pode se beneficiar desses tratamentos menos invasivos são pacientes mais idosos ou frágeis, que precisam de tratamento mas não conseguem realizar procedimentos cirúrgicos de maior porte.
Cada tratamento tem suas particularidades e melhores indicações. O urologista com experiência nesse tipo de tratamento minimamente invasivo sabe indicar o procedimento mais adequado para cada caso. Todos estes tratamentos estão disponíveis na UROBH.
REZUM
Tratamento realizado através da aplicação de vapor de água na próstata que provoca uma redução no volume da glândula desobstruindo o canal da urina. Procedimento realizado pelo canal da urina, rápido e seguro
Urolift
Pequenos implantes permanentes são usados para manter aberto o canal obstruído pela próstata crescida. O tratamento com o UROLIFT aborda diretamente o bloqueio do canal, oferecendo uma solução mecânica para um problema mecânico”
iTIND
É um dispositivo de nitinol implantado temporariamente que remodela a uretra prostática e o colo da bexiga para proporcionar alívio significativo e duradouro dos sintomas da HPB.”