MiLEP: MAIS UMA EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA

Data de publicação: 13/05/2024

MiLEP: MAIS UMA EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA

A enucleação endoscópica da próstata com laser já é um procedimento reconhecido por sua eficácia e baixo impacto no paciente. Uma evolução dessa técnica conhecida como MiLEP (Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser Minimamente Invasiva ) está se tornando uma opção cada vez mais procurada de tratamento para a hiperplasia prostática benigna (HPB). 

Para entender melhor essa inovação, o Dr. Leonardo Gomes Lopes, compartilhou conosco algumas  informações sobre essa nova tecnologia.

O QUE É O MiLEP E COMO ELE É APLICADO NO TRATAMENTO DA PRÓSTATA?

Segundo o Dr. Leonardo, o MiLEP é uma evolução técnica que permite a realização do HOLEP ou THULEP com equipamentos mais finos (22Fr ou 7mm). 

Essa redução no tamanho do equipamento que é introduzido no canal urinário (uretra) não compromete a eficácia do procedimento, mas traz benefícios significativos para o paciente.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO MiLEP EM COMPARAÇÃO COM OUTROS MÉTODOS DE TRATAMENTO

A redução do tamanho do equipamento diminui a necessidade de dilatar a uretra e também o trauma local, acelerando a recuperação pós-operatória e diminuindo o risco de estenose (estreitamento)  do canal da urina.

IMPACTO DA MiLEP NA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE PÓS-OPERATÓRIO

Estudos científicos sugerem que a utilização de aparelhos mais finos pode reduzir o risco de incontinência transitória e estenose de uretra,  melhorando a recuperação dos pacientes após o procedimento.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PACIENTES IDEAIS PARA A MiLEP

A técnica pode ser utilizada em todos os casos, mas pacientes com algum grau de estreitamento no canal urinário ou que tenham receio de evoluir com esse problema, próstatas menores e muito obstrutivas e próstatas de até 80 gramas são as situações mais beneficiadas pelo uso da técnica.

RESULTADOS CLÍNICOS TÍPICOS OBSERVADOS EM PACIENTES SUBMETIDOS AO MiLEP:

Não há diferenças significativas em termos de eficiência, tempo cirúrgico, tempo de internação ou complicações utilizando o MiLEP em comparação com o HOLEP, comprovando que a nova técnica é eficaz e segura. Pacientes submetidos ao MiLEP tendem a ter um tempo de recuperação mais curto em relação às técnicas padrão.

DESAFIOS E LIMITAÇÕES ASSOCIADAS À IMPLEMENTAÇÃO DO MiLEP

As principais limitações para o amplo acesso à técnica seriam a necessidade e a disponibilidade dos  equipamentos mais finos e de profissionais capacitados e experientes na realização do procedimento.

CONCLUSÃO

O MiLEP representa uma evolução técnica importante no tratamento da hiperplasia prostática, oferecendo uma alternativa menos invasiva e eficaz para os pacientes. 

Os avanços tecnológicos constantes na urologia têm oferecido diversas formas e opções de tratamento para os pacientes com HPB e muitas delas já fazem parte da nossa realidade. E agora, mais essa inovação está disponível para os pacientes da UROBH.