Cálculo renal: como previnir?
Data de publicação: 03/06/2020
Os cálculos das vias urinárias, também conhecidos por pedras, acometem grande parte da população. Além de pelo menos metade das pessoas apresentarem um segundo episódio em dez anos caso não sejam tratados, os cálculos também diminuem a qualidade de vida e apontam um provável distúrbio metabólico.
Não basta apenas retirar a pedra, é importante entender porque elas foram formadas. De que adianta tratar a consequência se não tratarmos a causa? A falta de líquidos, o tipo de alimentação, o sobrepeso ou doenças até então desconhecidas como hiperparatireoidismo e distúrbios renais são possíveis causas. Se não tratado, o cálculo pode levar a complicações severas, como a insuficiência renal.
Os cálculos têm origens e formações diferentes e por isso cada tipo de cálculo exige uma abordagem e um tratamento diferente. Alguns necessitam de tratamento da doença associada, outros de tratamento da infecção sobreposta, outros exigem mudanças alimentares e de estilo de vida e alguns necessitarão de tratamento medicamentoso.
Com o objetivo de resolver o problema do paciente formador de pedra, a iURO uniu o conhecimento de especialistas no assunto e desenvolveu uma linha de cuidados única que incluiu urologistas, nefrologistas e nutricionistas para o tratamento do cálculo renal. É realizado o estudo mineralógico da pedra, assim como o estudo metabólico completo do paciente que inclui investigação de doenças associadas, análise sanguínea e urinária, identificação de deficiências nutricionais, de alterações hormonais e estudo anatômico dos rins e vias urinárias.
O objetivo final é evitar formação de novas pedras através de um estudo completo dos principais fatores de risco e reorganização metabólica do paciente, seja através de educação alimentar com nutricionista especialista no assunto ou terapia medicamentosa direcionada exatamente para a causa da formação da pedra. Acreditamos que o atendimento multidisciplinar junto com um plano individualizado de tratamento são fundamentais para a saúde e qualidade de vida dos nossos pacientes.