Avanços no Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Próstata
Data de publicação: 05/03/2024
O câncer de próstata é o principal tumor nos homens adultos (exceto câncer de pele) e grande fonte de angústia e apreensão. Apresentamos aqui 3 evoluções técnicas que ajudam a reduzir complicações e melhorar os resultados do diagnóstico e tratamento da doença.
A biópsia de próstata por via transperineal reduz drasticamente o risco de infecção e sangramentos do procedimento se comparados com a biópsia tradicional por via transretal. A técnica é superior no diagnóstico de tumores na zona de transição da próstata e na região apical, além de ser altamente recomendada em pacientes com suspeita de câncer que já tiveram uma biópsia negativa. A fusão de imagens da ressonância em tempo real auxilia a melhorar a precisão do exame.
A cirurgia robótica é reconhecidamente um avanço que acelera o processo de recuperação funcional e física dos pacientes após o procedimento. Reduz a dor, sangramento e complicações durante a operação, garantindo uma alta hospitalar mais rápida.
O SpaceOAR é um hidrogel implantando entre a próstata e o reto com o objetivo de proteger o intestino dos efeitos nocivos da radiação em pacientes que serão submetidos a radioterapia para tratar o câncer de próstata. O procedimento é realizado sob sedação, guiado por Ultrassom e pela via transperineal. O gel é totalmente absorvido após 6 meses e as taxas de redução da retite e dos sintomas relativos à radioterapia no reto são significativos.
Quer saber mais sobre essas novas tecnologias e como elas podem ajudar durante o tratamento do câncer de próstata? Agende uma avaliação com nosso time de urologistas.”