A Evolução da Cirurgia: Da Antiguidade aos Dias Atuais
Data de publicação: 11/03/2022
A medicina percorreu um longo caminho desde que Hipócrates estabeleceu os princípios éticos da profissão no século V A.C., que até hoje são repetidos por todos os formandos em medicina.
Na verdade, embora a medicina como a conhecemos tenha pouco mais de um século, a intenção de curar o próximo existe desde tempos imemoráveis. A antropóloga Margareth Mead considera que o vestígio mais antigo de civilização seria um fêmur tratado e curado em um fóssil de 15.000 de idade, sinal de que alguém precisou cuidar daquele indivíduo por meses até que o osso cicatrizasse.
De lá para cá, muita coisa mudou, com altos e baixos, e de forma que os primeiros curandeiros da nossa espécie nem sequer conseguiriam compreender.
Desde as ações sanitárias que eram praticadas na antiguidade, ao uso de sanguessugas na idade média para tratar os “tumores sanguíneos”, ao Leonardo Da Vinci estudando anatomia com corpos roubados de cemitérios (já que o estudo era proibido pela Igreja) até os robôs usados em cirurgias atualmente.
Confira alguns momentos-chave da história da cirurgia. Lembrando que esse apanhado é um recorte e, como tal, não abarca toda a história.
iURO – Urologia Minimamente Invasiva
☎ (31) 3243 2361
📲 Whatsapp: (31) 99946 2870
Acesse o nosso site: www.iurobh.com.br