Nefroureterectomia e o Tumor Urotelial
Data de publicação: 23/03/2022
Os tumores uroteliais se desenvolvem nas células da camada que reveste internamente as vias excretoras, cujo nome é urotélio. Dessa forma podem se desenvolver em várias partes do sistema urinário, como bexiga ureter e rins.
O primeiro e mais comum sintoma desses tumores é a hematúria, sangue na urina, que também é sintoma de diversas outras condições. Ao levar o problema ao urologista, havendo a suspeita desse tipo de tumor, exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia poderão ser solicitados para estudar as vias excretoras.
Quando esses tumores são detectados na parte alta do sistema urinário, nos ureteres ou nos rins, o tratamento mais comum é a nefroureterectomia, que implica na remoção do ureter e do rim afetado.
Em algumas situações especiais e dependendo da extensão e localização do tumor, um tratamento endoscópico menos agressivo pode ser tentado, para tentar preservar o órgão acometido.
O procedimento de Nefroureterectomia é complexo e pode ser realizado através de cirurgia robótica, com ótimos resultados para o paciente no curto e longo prazo.
iURO – Urologia Minimamente Invasiva
☎ (31) 3243 2361
📲 Whatsapp: (31) 99946 2870
Acesse o nosso site: www.iurobh.com.br