Diferenças entre as cirurgias Aberta, Laparoscópica e Robótica

Data de publicação: 16/03/2022

Diferenças entre as cirurgias Aberta, Laparoscópica e Robótica

A cirurgia “aberta” ou “convencional” é o tipo de procedimento cirúrgico mais básico que existe, e o mais antigo. Muitas doenças ainda necessitam desse tipo de cirurgia. Nela o médico necessita de uma incisão na pele e musculatura suficiente para acessar o órgão ou estrutura a ser tratada. Traumas, cirurgias cardíacas, más-formações e transplantes de órgãos são hoje as principais razões para uma cirurgia aberta.

A cirurgia “laparoscópica” usa tecnologia e técnicas que permitem ao cirurgião ver e operar o paciente a partir de pequenas incisões, através das quais o seu equipamento é inserido no paciente. Com essa técnica o trauma causado pela cirurgia é minimizado, as cirurgias são mais seguras e a recuperação do paciente é mais rápida e menos incômoda.

Já a cirurgia “robótica” é um passo além da laparoscópica, seguindo o mesmo princípio: pequenas incisões através das quais o equipamento é inserido no paciente. Mas nesse caso o equipamento é um robô, repleto de ferramentas de última geração e softwares criados para garantir eficiência e precisão nas cirurgias.

O tipo de problema a ser tratado determina o método cirúrgico a ser utilizado, mas aqueles casos em que a cirurgia robótica é uma opção, a precisão do procedimento é inigualável, bem como a rapidez da recuperação do paciente.

iURO – Urologia Minimamente Invasiva
☎ (31) 3243 2361
📲 Whatsapp: (31) 99946 2870
Acesse o nosso site: www.iurobh.com.br