Qual o impacto da prostatectomia radical na vida do homem?
Data de publicação: 19/06/2020
A próstata circunda a uretra e ajuda no mecanismo de controle da urina. Quando ela é retirada na prostatectomia radical, esse mecanismo pode ser prejudicado. A avaliação com a fisioterapeuta antes do procedimento auxilia no treinamento e fortalecimento da musculatura pélvica que ajuda na recuperação do controle da urina. A técnica cirúrgica adequada para cada caso e a utilização de técnicas minimamente invasivas como a cirurgia robótica, ajudam a acelerar a recuperação. Mesmo para aqueles casos nos quais a recuperação não aconteceu no período esperado existem opções de tratamento. Mais esclarecimentos sobre esse assunto podem ser fornecidos pelo seu urologista.
A ausência de ejaculação é esperada após o procedimento de retirada da próstata e a dificuldade para iniciar e manter a ereção pode acontecer. Dependendo da extensão da doença, mais tecido poderá ser removido ao redor da sua próstata, aumentando o risco de danos aos nervos. A cirurgia robótica auxilia muito na preservação dos nervos, propiciando uma dissecção mais precisa e delicada. Finalmente, a boa experiência e dedicação da equipe cirúrgica interferem positivamente nos
resultados de recuperação da função sexual. Algum grau de perda transitória na ereção é esperada nos primeiros dias após a cirurgia e o tratamento já deve começar nesse momento . Discuta as opções de tratamento e estratégias de acompanhamento com seu urologista.
Lembre-se que o objetivo principal da operação é remover seu tumor e curar você, mas também nos preocupamos com seu bem-estar e qualidade de vida. Dessa forma tentamos associar a experiência da equipe às mais modernas tecnologias gerando o cuidado individualizado que você precisa para atingirmos esses objetivos.