Câncer de RIM

Data de publicação: 14/05/2020

Câncer de RIM

O que é um câncer de Rim?

É crescimento anormal (tumor) de células mutantes e malignas dentro ou em parte do rim. O termo médico utilizado é o carcinoma de células renais.
Trata-se de um termo genérico e existem vários tipos e estágios desta doença.

Sua experiencia e tratamento depende das características da lesão e da expertise da sua equipe médica.

O câncer de rim é responsável por 2% dos cânceres no mundo. Normalmente são descobertos através de exames de imagem como o ultrassom e tomografia computadorizada.
São mais comuns em homens que mulheres e o diagnóstico é usualmente entre 60 e 70 anos.
Em algumas situações são descobertos por acaso, em exames que foram solicitados como check-up sem o paciente ter nenhum sintoma, normalmente em estágios mais iniciais.

Podem ser classificados como tumores localizados (pequenos dentro do rim), localmente avançados ( quando crescem na gordura que envolve o rim, invadem a adrenal ou veia renal) ou metastáticos (quando acometem órgãos distantes do rim)

Fatores de risco descritos são a obesidade, o tabagismo e histórico de câncer de rim na familia.

Sintomas

  • Na maioria dos casos estas lesões são assintomáticas (importância do check-up periódico). Quando surgem sintomas, normalmente são:
  • Dor lombar
  • Tumoração palpável no abdome
  • Sangramento na urina
  • Outros: anemia, perda de apetite e emagrecimento

O diagnóstico

Normalmente realizado por exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.
Com estes exames é possível determinar a extensão do tumor, suas características e extensão eventual para órgãos adjacentes ou a distância, além de definir as possibilidades de tratamento curativo.
É possível também diferenciar cistos renais benignos de tumores malignos que se apresentam como lesões císticas.

A biopsia renal é raramente necessária, reservada para casos excepcionais e em que os outros exames não foram suficientes ou para avaliar possibilidade de terapias ablativas. Pois trata-se de um procedimento arriscado com chance de sangramento severo.

Tratamento

Existem diversas formas de tratamento: Nefrectomia total (retirada completa do rim), Nefrectomia parcial (retirada do tumor, preservando a parte do rim não comprometida), ablação por radiofrequência ou crioterapia.
Dentre as opções mais efetivas e de intenção curativa, estão a Nefrectomia total e a Nefrectomia Parcial.